Projeto Conchas    
 
Projeto: Projeto Conchas
Cliente: MetaDesign / Studio Chust / Tarfc / Lavezzo / Romelli
Produto: Self - Promotion
   
  

 

Projeto Conchas é o nome dado a um projeto de auto-promoção de seis empresas que uniram suas forças para mostrar, através de seu trabalho, um material onde beleza e criatividade se fundem em tributo à natureza.
Foram desenvolvidos para o Projeto Conchas: um calendário de parede, um calendário de mesa, uma agenda telefônica, um bloco de anotações e uma sacola onde todo o material é entregue.
Conchas é um tema pouco conhecido por nós, mal sabemos das variedades, formatos, cores e surpresas que o tema pode nos trazer. Este material buscou justamente apresentar um pouco desta beleza natural, para ampliar nossos horizontes e para criar um novo olhar sobre o tema. Além disso, para podermos mostrar também o trabalho de graphic design de nosso escritório, buscamos, em cada página, uma nova diagramação, um novo projeto, um novo conceito, um novo desafio.

   
Assim, o calendário de parede mostra uma sucessão de meses trabalhados gráfica e tematicamente diferentes: Janeiro é o início, tempo de paz, por isso, é trabalhado em branco e mostra uma concha em formato espiral, que representa a continuidade. Fevereiro é a época do Carnaval, por isso, deve ser tão colorido e alegre quanto possível, com temas ao fundo que se assemalham com serpentinas. Março é o começo do Outono, motivo pelo qual trabalhamos em cores entre o amarelo e o marrom. A folha de Abril traz texturas e padrões ornamentais das conchas ampliadas tantas vezes que mais parecem pinturas e obras de arte.
Como o dia das mães é celebrado em maio, uma concha e sua pérola representam a gestação; em Junho se comemora o dia dos namorados, por isso duas conchas em formato de coração servem de base para mais esta página; Julho é o início do inverno, a linguagem utilizada é mais etérea, mais clean. Agosto é o mês dos pais, o mês da estratégia, por isso, a correlação com o tabuleiro de xadrez, onde se tem a visão do todo e também a do detalhe. Setembro é o início de um novo ciclo de vida, pois inicia-se a primavera, e a concha em forma de estrela mostra movimento rotatório. Em outubro, celebra-se o dia das crianças. Para compor esta página escolhemos cores fortes e vibrantes, com pequeninas estrelas caindo. Novembro é tempo de fazer planos para as férias de verão. Ao fundo vê-se o mapa, e os búzios sobre ele formam uma corrente indicanto o rumo das férias. Dezembro, finalmente, é o mês em que se comemora o Natal, por isso, duas conchas tão brancas em formato de pinheiro sobre um fundo vermelho simbolizam os festejos natalinos.

Para acompanhar o calendário de parede, foi criado o calendário de mesa, reproduzindo-se suas imagens e acrescentando-se, no verso de cada página, um calendário convencional, onde algumas pequenas anotações podem ser feitas.

Calendário de Parede



Calendário de Mesa


Calendário de Mesa



Calendário de Mesa
   
Durante todo o processo de pequisa e criação desse projeto, houve muito material interessante coletado: eram pequenas curiosidades, informações, dados científicos e histórias engraçadas. Para podermos documentar parte deste material, surgiu a agenda telefônica, pois ela possui uma vida útil maior e também permitia dividir estas curiosidades com todos aqueles que receberiam o material.
Agenda Telefônica
   
Por fim, um bloco para anotações foi criado para ser utilizado em ambientes como escritórios, e por isso foi produzido em cor prata, mais sóbrio e tecnológico.
Bloco para Anotações
   
Uma sacola muito grande foi desenvolvida para acondicionar e transportar todo o material até seus destinos: uma seleta cartela de clientes, fornecedores e empresas em prospecção.
Sacola


Sacola
   
voltar